quarta-feira, 1 de maio de 2013

PROJETOS – Ensino Fundamental I


1º ANO
CONVIVENDO EM GRUPO – I UNIDADE
Estudar o grupo, saber como são e vivem as famílias de cada membro deste grupo, bem como descobrir semelhanças e diferenças físicas, emocionais, sociais e culturais de cada um, dará oportunidade para que os alunos descentrem seu pensamento, isto é, situem-se no grupo percebendo e respeitando diversos pontos de vista.

PROJETO – CONTOS DAQUI E CONTOS DE LÁ – II UNIDADE
Despertar a curiosidade pelos fenômenos da natureza, levantando questionamentos e buscando explicações através da observação e pesquisa.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – III UNIDADE
É importante que as crianças aprendam a comer bem desde cedo, uma vez que os hábitos alimentares são formados na infância e, geralmente, se mantêm por toda a vida.

1º ANO E 2º ANO
PROJETO LER EM VOZ ALTA – ANUAL
Visualizando a necessidade de fazer dos nossos alunos leitores em potencial, buscamos, através deste projeto, possibilitar uma maior aproximação das crianças com o mundo maravilhoso da leitura. Além disso, é através do ato de ler que se oportuniza o desabrochar de uma consciência crítica e participativa, voltada para a cidadania.

2º ANO
PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA    (SOE)

Com o lema “Formação para toda a vida”, nosso colégio expressa e reafirma seu propósito maior que vai muito além dos conteúdos didáticos, principalmente nesses tempos, onde o consumismo exacerbado exalta o TER (Ter bens materiais) em detrimento do SER (Ser pessoa em sua essência maior).
Assim, o SOE das séries iniciais do Ensino Fundamental, elaborou um projeto de Educação Financeira para crianças com base no livro adotado “Ganhei um dinheirinho – o que posso fazer com ele?”, de Cássia D´Aquino. Pretendemos promover reflexões e práticas a respeito da “lida responsável e ética do dinheiro”, diferenciando conceitos de querer, precisar, poupar, doar. Este último não só em valor monetário, mas também em tempo e talento. Enfim, planejar para se atingir a um objetivo orçamentário sem perder de vista a questão humanitária: preparar para o futuro, para a vida!

3º ANO
SALVADOR: UMA  HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO

O projeto surgiu da necessidade de garantir aos alunos o conhecimento da diversidade histórica e sociocultural de Salvador, enfatizando as feiras livres.
Precisamos avançar no sentido de preservar, conhecer e valorizar nossa própria história. Isso não significa renunciar ao progresso ou aos avanços que são inevitáveis e necessários: pelo contrário, nos conhecendo mais podemos planejar melhor o futuro e torná-lo mais compatível com o que desejamos.
3º ANO
PROJETO : CIRANDA DE LIVROS
“ Um indivíduo letrado é aquele que, por meio da leitura e da escrita, é capaz de encontrar prazer, lazer e informações, divertir-se, comunicar-se e emocionar-se”.  Esta é a nossa intenção.

4º ano
4º ANO E 5º ANO
PROJETO: RODA DE LEITORES
O projeto Roda de Leitores foi pensado com a intenção de oportunizar um contato mais significativo com os livros, proporcionando uma leitura por deleite, pois a escola deve oferecer múltiplas oportunidades de recorrer à leitura para cumprir diversos propósitos, de entrar em contato com materiais diversos e de participar em situações de intercâmbio com outros leitores.

4º ANO
Projeto
LUANA NAS MARAVILHAS DA BAHIA


Sendo a Bahia, um estado de grande valor cultural, histórico, social… percebemos a importância de trabalharmos o sentimento de pertença em nossos educandos, para que se reconheçam como baianos de fato, e valorizem o que de bom nosso estado  nos oferece.
Despertar o amor pela naturalidade baiana, valorizar e incentivar nossos jovens para uma postura  cidadã consciente e de pertença ao estado baiano, bem como valorizar e respeitar as diferenças é o principal objetivo deste trabalho.

5º ANO
PROJETO : MOBILIDADE URBANA
No ano de 2012 as turmas das 4ᵃ série pesquisaram os locais de lazer de Salvador e descobriram que em alguns lugares não possuem acesso para os deficientes motores.
Este trabalho proporcionou aos educandos refletirem sobre as dificuldades encontradas por essas pessoas para se locomoverem, principalmente em locais desconhecidos, onde não sabem os obstáculos que encontrarão.
Para 2013 aproveitaremos as comemorações dos 85 anos do nosso colégio e levaremos nossos educandos a analisarem nosso prédio e observar se ele possui total acesso aos deficientes visuais e motores. A partir daí pensaremos em soluções para resolver os problemas de acessibilidade.

PROJETOS GERAIS – 1º ANO A 5º ANO
LUDOMÁTICA – ABRIL
A utilização de jogos em Matemática tem relevante papel em situações de aprendizagem.
O aspecto lúdico dos jogos é o regulador de energias para as atividades desempenhadas pelas crianças.
Quando a criança joga, além de estar aprendendo a conviver e a respeitar seus colegas, ela desenvolve diversas habilidades matemáticas. O estudante aprende e se diverte ao mesmo tempo.

PROJETO HORTA
Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado consigo e com o meio ambiente proporcionando ao aluno vivenciar um grande laboratório interdisciplinar ao ar livre.
O objetivo do trabalho com a horta é sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão.

SEMANA LITERÁRIA –  24 A 27 DE JULHO
Incentivar o hábito de leitura é a nossa principal proposta.

ARTE E MÚSICA – Projeto: Cultura Popular  “Quando o mundo volta o olhar para nós, o que de cultura temos para mostrar? “
PROJETO: EDUCAR PARA SUSTENTABILIDADE – AJUDANDO O VELHO CHICO
O objetivo deste Projeto é conscientizar a comunidade educativa e familiar da importância de  cuidar do nosso meio ambiente próximo, partindo da coleta seletiva. Promover a mudança de atitude com relação à coleta seletiva.


EXCURSÕES
ABRIL  – 1º E 2º ANO-   IDA AO TEATRO – MUSICAL INFANTIL –
MARÇO -  3º ANO – VISITA À FEIRA DA CEASA
ABRIL – 4º ANO – VISITA AO MUSEU NÁUTCO – BARRA.
ABRIL – 5º ANO  – VISITA AO MUSEU DE ELETRICIDADE
SEMANA DA CRIANÇA – 3º ANO AO 5º ANO – Fazenda Guimarães
1º e 2º ano –  outro espaço – em pesquisa.

Clique aqui para baixar a versão em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário